09/12/2021

SILICOSE: O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS E COMO PREVENIR!



 

Silicose pulmonar: o que é? Quais as causas e os sintomas? Como evitar? Neste post abordaremos detalhes sobre essa doença ocupacional que embora não tenha cura, as formas de prevenção são pouco respeitadas nos ambientes de trabalho.

 

O que é silicose?

Trata-se de uma pneumoconiose (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões) causada pela inalação de partículas de sílica.

A sílica é o principal componente da areia e matéria prima para a fabricação do vidro e do cimento, então profissionais na área de construção e restauração de ambientes são os principais afetados.

A inalação frequente desta substância limita a capacidade respiratória da pessoa afetada, com repercussão em outras funções orgânicas, sobretudo cardíaca.

 

A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares, causando graves danos a eles e levando a uma fibrose pulmonar nodular irreversível.

 


Raio X de pessoas portadoras de silicose

 

Quais são as causas da silicose?

Ela é causada pela inalação geralmente crônica de partículas de sílica e leva alguns anos para manifestar sintomas, os quais são, no entanto, inevitáveis, a menos que a inalação seja precocemente interrompida.

 

A princípio podem aparecer nos pulmões pequenas áreas cicatriciais, que são conhecidas como silicose nodular simples, as quais posteriormente evoluem para áreas mais extensas de fibrose pulmonar.

 

 

Quais são os principais sinais e sintomas da silicose?

·         Febre e cianose

·         Dificuldades respiratórias

·         Tontura, fraqueza e náuseas

·         Insuficiência cardíaca

 

Deve-se estar atento para o fato de que a silicose favorece o aparecimento da tuberculose pulmonar.

 

Como evolui a silicose?

silicose pode vir a causar incapacidade para o trabalho.

Os pacientes com esse problema são mais sujeitos à tuberculose e por isso devem ser submetidos a controles periódicos.

Algumas vezes a doença pode causar a morte do paciente, ou por si mesma ou pelas complicações que acarreta.

 

Como o médico diagnostica a silicose?

diagnóstico da silicose é feito mediante o histórico clínico e ocupacional do paciente e por meio de exames de imagens do tórax e espirometria.

 

Como é feito o tratamento?

Uma vez estabelecida, ela não tem cura, mas a evolução da doença pode ser detida se a exposição ao pó de sílica for interrompida.

Contudo, deve-se tratar sintomaticamente as queixas existentes. As pessoas com dificuldades respiratórias, por exemplo, podem ser aliviadas com dilatadores brônquicos e com medicamentos que procuram eliminar as secreções das vias aéreas.

Se houver insuficiência cardíaca ou tuberculose concomitantes, essas doenças devem ser tratadas com os meios adequados a elas.

 

Como prevenir a silicose?

A melhor maneira de prevenir a doença é evitar expor-se ao pó de sílica, mas se isso não for possível, deve-se adotar medidas de segurança do trabalho adequadas para o caso.

 

Existem para a maioria das marcas de ferramentas, coletoresde pó que reduzem e muito a existência da sílica, e isto aliado a uma máscara de proteção protege a saúde de quem a utiliza.

Máquina sem aspirador de pó                 Máquina com aspirador de pó
  
                                 

 

Para quase todos os tipos de ferramentas que trabalham com corte, desbaste e polimento, existe a opção de trabalho a úmido ou com sistema de aspiração de pó que podem reduzir em 99% os riscos da inspiração de sílica no organismo.

A escolha do aspirador também é muito importante, o aspirador deve ter capacidade de aspiração suficiente para quantidade de pó que cada tipo de operação gera. Dê preferência para aspiradores que possuem filtro Hepa pois o mesmo é capaz de reter 99,99% das partículas. 

Caso sua ferramenta ainda esteja em boas condições, talvez valha apena investir em apenas um adaptador para transformá-la em uma máquina a úmido..

 


                       Corte a úmido                        Corte a seco com coletor de pó          Corte a seco com aspiração            
  











                                      

     sistema de adaptação para          maquinas a úmido                 Máquinas a úmido para

         maquinas a úmido                    com ótimo  CxB                          uso industrial



máquinas para desbaste com aspiração de pó


 

 




Colar Administrador

O Lar do Especialista.

4 comentários:

  1. Gostei do aviso eu não sabia desse perigo que eu sempre estou esposo todo os dias obrigado 👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A equipe Colar agradece seu comentário! E estamos sempre dispostos a ajudar nossos clientes da melhor forma possível!

      Excluir
  2. Bom dia ,que explicação ótima!!!Eu nunca tinha ouvido falar deste problema.Eu sou uma pessoa que ñ suporto nenhum tipo de poeira ,pois fico uns dias incapacitado pra qualquer atividades fisicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas não conhecem a silicose embora seja uma doença bastante comum, mas muitas outras doenças podem ser causadas pela poeira (bronquite, asma, etc) o ideal é sempre procurar a orientação de um médico.

      Excluir