03/03/2022

QUAL REJUNTE DEVO USAR EM MEU PISO?



Descubra qual tipo de rejunte é o mais indicado para o seu tipo de piso na matéria a seguir:



O rejunte serve para diminuir infiltrações, evitar acúmulo de sujeira, proliferação de insetos, compensar a diferença de dimensões existente entre as peças, facilitar a remoção do piso, quando necessário, absorver deformações da estrutura e minimizar a variação térmica.
 

Portanto, é de suma importância para o acabamento e durabilidade de sua obra, escolher o melhor tipo de rejunte para cada tipo de situação. Existem 3 tipos: rejunte cimentício, acrílico e de epóxi. Também há a opção de utilizar a massa plástica.

 



rejunte cimentício é o mais barato e recomendado para pedras naturais e outras peças mais porosas ou texturizadas. De fácil aplicação e assentamento, acaba sendo o mais vendido do mercado. Sua desvantagem é ter a superfície mais áspera, aderindo a sujeiras com mais facilidade.

 

É possível reconhecê-lo na hora da compra porque, geralmente, eles são identificados como “rejunte para cerâmica” ou “rejunte flexível”. Existem dois tipos deste rejunte: 
 

1. É o mais simples, indicado para ambientes de tráfego não intenso e rejuntamento de áreas externas e internas e com até 20 m².
 

2. Tem maior resistência e pode ser usado em áreas internas e externas de qualquer dimensão, fachadas e até piscinas. Também é conhecido como “rejunte para porcelanato” e “rejunte polimérico”.  



 
Rejunte acrílico é o preferido dos arquitetos, pois, tem um acabamento mais fino e delicado, quando comparado ao cimentício. Ele pode ser usado em áreas internas, externas, fachadas, e são ideais para rejuntar porcelanatos, placas cerâmicas, azulejos e afins.
 

De fácil aplicação, possui um tempo de secagem menor do que o rejunte cimentício. Por isso, é importante ler as instruções do fabricante antes de usá-lo para não estragar o produto.
 
 

rejunte epóxi é o mais impermeável, portanto, é a melhor opção para banheiros, cozinhas e hospitais, com sua textura lisa e acabamento bonito. Sua aplicação deve ser feita por profissionais especializados, pois seca com muita facilidade e sua remoção é mais trabalhosa.
 
 
Ele pode ser aplicado em áreas internas e externas, porém, em contato contínuo com raios ultravioleta, como o do sol, podem manchar e craquelar o produto, fazendo com que precise de manutenção regular. Recomenda-se a utilização do epóxi em produtos com acabamentos mais lisos, sem rugosidades.
 
 
Nos ambientes externos, que ficam expostos a intempéries, é necessário reaplicar o rejunte a cada 2/ 3 anos, evitando riscos de descolamento de peças, o que pode acarretar em acidentes, até mesmo, fatais.
 
 
Já a massa plástica, é utilizada principalmente em pisos de mármores e granitos, é impermeável e oferece um ótimo acabamento. Pode ser pigmentada de acordo com a tonalidade da pedra proporcionando um acabamento impecável!


Porém, ela só pode ser utilizada em revestimentos que serão lixados, pois, os resíduos de sua aplicação só podem ser removidos desta maneira. Sendo assim, certifique-se de contratar uma empresa especializada neste tipo de aplicação.
 
 
Cada rejunte e revestimento tem uma recomendação técnica específica. Portanto, sempre se atente às embalagens do revestimento e do rejunte. Em caso de dúvidas, peça ajuda ao funcionário da loja ou contate o fornecedor diretamente.


E para mais informações:

-Acesse nosso site: 

colar.com

-Redes sociais:

Facebook

Instagram

YouTube

Colar Administrador

O Lar do Especialista.

2 comentários: