12/04/2022

EPI: O QUE SÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA PROFISSIONAIS


 



Você sabe o que é EPI e sua importância? Na área da marmoraria e restauração eles se tornam essenciais para garantir a segurança do trabalhador.

Equipamento de Proteção Individual (ou EPI) é qualquer meio ou dispositivo destinado a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade.

Veja a seguir os EPI mais recomendados para aqueles da área de marmoraria e restauração:

 

1. CAPACETE DE SEGURANÇA

É um dos principais equipamentos de segurança, pois protege uma das partes corporais sensíveis, a cabeça, de impactos, quedas e choques.

Para utilização nas áreas de marmoraria e restauração, o mais indicado é o capacete com aba frontal (tipo II): tem foco na região da face, protegendo a visão do usuário com eficiência.

De preferência uma classe B que protege também contra choques que para profissionais que trabalham em ambiente de obras é sempre bom se protegem contra fios soltos.



Caso opte por uma opção sem proteção elétrica, a Colar tem a melhor opção em capacetes Classe A!

 

2. ÓCULOS DE PROTEÇÃO         

Os óculos servem para proteger os olhos do trabalhador durante a realização de atividades nocivas à sua visão, assim evitando:

• Perfuração da córnea decorrente de projeção de partículas;

• Queimadura de retina decorrente de radiação ultravioleta e/ou infravermelha;

• Conjuntivite aguda decorrente de luminosidade intensa;

• Cegueira decorrente de respingos de produtos químicos.



Alguns óculos têm alguns tratamentos especiais em suas lentes, tais como: tratamentos antirrisco, antiembaçante, anti estático e anti ataque químico. Estes tratamentos previnem diversos riscos e acidentes como mencionados acima.

 

3. MÁSCARAS E RESPIRADORES

Como contamos em um de nossos posts anteriores sobre os problemas causados pela silicose, faz-se necessário o uso da máscara ou do respirador. Os modelos de máscaras e respiradores disponíveis são:

·         Descartáveis: uso único;


 

·         De manutenção: podem ser usadas mais vezes devido à possibilidade de substituição dos cartuchos;



 

·         Autônomos (facial total): protegem toda a face e são indicados para ambientes com alto nível de exposição aos contaminantes.



 

E existem 4 níveis de proteção, sendo estes os seguintes:

PFF1 (S): proteção contra poeiras e névoas à base de água (eficiência mínima de 80% e penetração máxima de 20%);

PFF2 (S): proteção contra poeiras, névoas à base de água e fumos metálicos e/ou plásticos. Pode ser utilizada para proteção contra agentes biológicos em ambiente hospitalar não cirúrgico (eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%);

PFF2 (S) “carvão”: proteção contra poeiras, névoas à base de água e fumos metálicos e/ou plásticos. Pode ser utilizado para proteção contra agentes biológicos em ambiente hospitalar não cirúrgico. Também indicada para alivio de odores de certos tipos de vapores orgânicos até metade do limite de ação (eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%);

PFF3 (S): proteção contra poeiras, névoas à base de água, fumos metálicos e/ou plásticos e radionuclídeos. Pode ser utilizado para proteção contra agentes biológicos em ambiente hospitalar não cirúrgico (eficiência mínima de 99% e penetração máxima de 1%).

 

4. PROTETORES AUDITIVOS

Além das máscaras, a Norma Regulamentadora No. 15 (NR15) determina o uso obrigatório de protetores auriculares para preservar o sistema auditivo dos funcionários para evitar os possíveis elementos danosos enfrentados quando da não utilização dos protetores, que são:

·         Aumento do estresse e da irritabilidade;

 

·         Perda momentânea de audição por conta de ruídos fortes e frequentes;

 

·         Danos irreversíveis no tímpano, causando surdez;

 

·         Déficit de atenção;

 

·         Distúrbios neurais;

 

·         Pressão arterial;

 

·         Problemas cardiovasculares.

 

 

Os tipos disponíveis dos equipamentos são:

Protetores circum-auriculares: são encontrados em formato de concha e cobrem toda a região da orelha;



Protetores auriculares de inserção: são plugues em formato de espuma moldável (descartáveis) ou pré-moldável (são reutilizáveis e devem ser higienizados após cada uso) para inserção nos canais auditivos;



Os Protetores Auriculares sempre devem estar limpos e em boas condições de uso. Evite manuseá-los com as mãos sujas. Higienize o equipamento, seja o Protetor Auricular tipo concha ou de inserção (plug) em água corrente ou pano úmido até que a sujeira seja retirada e deixe secar a sombra.

 

5. CALÇADOS

São utilizados para dar maior aderência e conforto aos pés, além de protegê-los contra diversos riscos e situações durante as atividades laborais. Os prováveis riscos da não utilização são:

·         Abrasões;

 

·         Agentes térmicos provenientes de altas ou baixas temperaturas;

·         Cortes;

·         Choques elétricos;

·         Escoriações;

·         Escorregões;

·         Quedas de materiais sobre os pés;

·         Respingos de produtos químicos;

·         Perfurações;

·         Umidade.

Os modelos de calçados que melhor se adequam seriam as botinas de preferência com biqueira para evitar de machucar os pés caso aja queda de objetos sobre os pés.



 

 

6. LUVAS DE SEGURANÇA

As luvas são utilizadas para o manuseio seguro de equipamentos e ferramentas a fim de evitar lesões. Ao não se usar luvas fica-se sujeito a riscos envolvendo materiais cortantes, agentes químicos e corrosivos, perfurações e abrasões, lascas e farpas de madeira, choques elétricos.


A NR 6 elenca nove riscos contra os quais as luvas devem ser projetadas para proteger os colaboradores:

•riscos mecânicos (abrasivos e escoriantes);

•equipamentos/ferramentas cortantes e perfurantes;

•eletricidade;

•altas e baixas temperaturas;

•contra agentes biológicos (bactérias, dejetos e micróbios);

•agentes químicos (materiais corrosivos e gases/vapores que podem ser absorvidos pela pele);

•vibrações;

•umidade (água e outras soluções, como produtos de limpeza);

•radiações ionizantes.

É importante lembrar que algumas atividades manuais podem apresentar mais de um risco, logo, deve-se procurar luvas que protegem contra diversas situações.


Se interessou pelos EPIs e gostaria de comprá-los? A Colar possui uma grande variedade em seu site, é só clicar aqui e procurar o EPI que você busca.

Colar Administrador

O Lar do Especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário