04/01/2022

TUDO SOBRE LIMPEZA PÓS-OBRA!


TUDO SOBRE LIMPEZA PÓS-OBRA!


Juntamente à Paulo Zanini da Spartan, a Colar realizou uma palestra direcionada aos cuidados que o profissional da limpeza deve ter ao lidar com a limpeza pós-obra.

Se você quiser saber tudo que rolou nesse evento, clique aqui, mas para saber tudo da palestra, é só continuar lendo o post!

DIFERENÇAS ENTRE MOP E MICROFIBRA

O MOP de microfibra tem uma capacidade muito maior de reter o pó em comparação com o acrílico, o que reduz bastante o tempo e também aumenta a qualidade da limpeza que é realizada, embora custe um pouco mais em relação a outros mops.

Para auxiliar ainda mais na limpeza, o Mop Dust pode aumentar em mais de 50% a capacidade da fibra de reter o pó, assim otimizando seu trabalho.


RASPADORES PROFISSIONAIS



O raspador é indispensável para profissionais dessa área e tratando-se de sujidades em vidro, para escolher um bom raspador, dois fatores são de extrema importância: durabilidade e ergonomia.

Alguns modelos são emborrachados para melhor conforto e produtividade, além de possuir lâminas firmes para uma remoção completa, pois ao utilizar-se de materiais maleáveis estes podem acabar se curvando e arranhando o vidro.

Uma dica valiosa é umedecer um pouco a superfície com água antes de passar o raspador, para fazer com que ele deslize com mais facilidade.

Porém para superfícies metálicas, raspadores de aço não podem ser utilizados em hipótese alguma pois o atrito entre os metais risca a superfície. Para estes trabalhos recomenda-se utilizar raspadores de plástico por terem menos atrito e assim fazer a remoção límpida da sujidade.

Para a utilização em metais é recomendado o uso de um rodo combinado utilizando apenas água na parte da luva.



FIBRAS ABRASIVAS



Para limpezas em geral, a fibra branca sempre é a mais utilizada pois ela não agride e não arranha as superfícies realizando um trabalho limpo. Já a abrasividade da fibra verde pode acabar riscando muito facilmente então esta não é indicada para pisos polidos ou vidros por exemplo.

 

DISCOS PARA POLIDORAS

Ainda que existam quatro tipos de discos para polidora, muitos profissionais não sabem suas diferenças e formas corretas de utilizá-los.

O primeiro a ser abordado é o disco branco que é utilizado para polir superfícies com cera dando um aspecto mais jovial e brilhante para o local.

 


 

O disco vermelho é o mais recomendado para se retirar sujidades: com elevocê consegue limpar sem agredir a superfície, portanto é o verdadeiro disco para limpeza.


Já o disco preto é perfeito para remoção de ceras já postas em madeiras e outros tipos de piso.


 

Já o disco verde deve ser utilizado com muito cuidado, pois ainda que em muitos locais o chamem de disco de limpeza, ele tem uma abrasividade alta e deve-se ser usado sob superfícies que não tenham perigo de arranhar.



Para remoção de resíduos realmente pesados existe também o
disco marrom que deve ser utilizado a seco para retirada de cera de pisos de madeira.

 

 

 

ESCOVA TYNEX

Se tornando a substituta da antiga escova de aço, a escova tynex foi criada com materiais abrasivos que tem alto poder de limpeza e resistência, porem com um risco muito menor de danificar o piso.

Sua durabilidade chega a ser 15x maior que uma escova de nylon, além de limpar muito mais, ainda que seja mais cara que a escova de nylon.

Outra dica muito importante para seu uso: em caso de superfícies com muitas camadas de cera, o ideal é passar esta escova antes para remover as camadas superficiais de cera para que não ocorra o entupimento dos discos da polidora.

 

CONSERVADORA DE PISO (ENCERADEIRA/POLIDORA)


Embora seja de uso muito comum, poucos sabem de suas vantagens em comparação a limpeza por jateamento de água. Dependendo do tipo de piso, o jateamento pode vir a arrancar parte do rejunte e acabar soltando a pedra.

Já a conservadora de piso cuida e trata o brilho enquanto faz a limpeza dependendo do produto que é utilizado em conjunto a ela. (O produto a ser utilizado depende do tipo de piso a ser aplicado e com certeza algum dos produtos da linha Bellinzoni vai te ajudar!)

 

ASPIRADORES DE LÍQUIDOS (EXTRATORAS)


Para evitar o acúmulo de líquidos e evitar danificar móveis, o ideal é se ter um aspirador de líquidos.

Existem de diversos tamanhos e valores, mas o importante é sempre utilizá-lo com um antiespumante para aumentar a sua produtividade. Com isto seu trabalho pode render muito mais tendo grande economia de tempo e esforços.

 

DIFERENÇA ENTRE SUJIDADES: ORGÂNICAS E NÃO-ORGÂNICAS


Para tratar de sujidades específicas o ideal é saber com qual se está lidando.

Para isto faz-se uso de uma fita de PH para medir seu nível, mas caso não a possua, é possível procurar na internet qual o PH da sujidade específica e então escolher o produto recomendado para limpeza.

 Mas também é sempre preciso tomar cuidado também para que o produto não agrida a superfície a qual está a sujidade.


Para determinar o produto ideal para limpeza, primeiro precisa-se saber qual superfície irá limpar. Quanto aos produtos, os classificamos desta forma:

·         Produtos Neutros: Podem ser utilizados em quase qualquer superfície, uma vez que não causam muita reação de corrosão nas superfícies.

·         Produtos Ácidos: Utilizados para retirar sujeiras inorgânicas, como rejunte, cimento, etc.

·         Produtos Alcalinos: Utilizados em superfícies com oleosidade mais pesada como graxa, fuligem e outros do tipo.

IMPORTANTE!

Após aplicar o produto correto é sempre importante deixar o produto agir durante um tempo para que haja máxima performance (o tempo é geralmente descriminado na embalagem).

E na diluição utilizar água em temperatura morna para quente (cerca de 50°) para ativar o produto assim acentuando ainda mais resultado.


DILUIÇÃO

Tanto por questões de economia quanto de segurança as diluições encontradas nos rótulos dos produtos devem ser respeitadas, pois o uso do produto em proporções exageradas pode deixar resíduos acabar prejudicando e/ou danificando a superfície a qual foi exposta.

IMPORTANTE!

Nunca deixe uma mistura de produtos químicos por mais de uma semana dentro do aplicador.

Há uma grande chance de o produto químico reagir com as impurezas da água que é usada para diluição. Normalmente utiliza-se água da torneira. Esta água pode contém inúmeras substâncias tais como: cloro, magnésio, sais, metaise coliformes.

Tudo depende de cada unidade abastecedora e do tratamento de armazenagem. Os produtos químicos podem reagir a estas substâncias causando mal cheiro ou perda de eficiência.

 

Ainda ficou com alguma dúvida sobre limpeza pós-obra? Você pode ligar para a Colar através do número: (11) 2662-1500

Ou se preferir, pode nos contatar por nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

YouTube

 


Colar Administrador

O Lar do Especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário